terça-feira, 5 de outubro de 2010

O segredo por trás das palavras

...................

Os discursos de Barack Obama são verdadeiras aulas de neurolinguistica, motivação e liderança...

Derivada da linguagem hipnótica desenvolvida pelos psiquiatras, a Programação Neurolinguistica vem ensinando políticos, executivos e homens públicos em geral a influenciar, sugestionar e até comandar as pessoas através das palavras.

Se um político fosse revelar suas reais intenções de poder e seus verdadeiros projetos em seus discursos, dificilmente seria escolhido pelo povo.

Sabemos que para ocupar um cargo político por eleição direta, o candidato deve formar uma rede de amizades e parcerias estratégicas. Todas essas parcerias ajudam na eleição do político, mas cobram seus preços após a vitória.

Sendo assim, para ganhar os votos e a confiança do eleitor o candidato aprende a usar palavras combinadas, frases meticulosamente estruturadas, postura corporal e até ritmo e tom de voz, numa fascinante técnica de comunicação conhecida como Neurolinguistica.

As longas pausas entre as palavras de Barack Obama, o caloroso modo de Lula inclinar a cabeça para o lado direito enquanto discursa e o eficaz método de terminar a explicação de uma idéia sempre com palavras e argumentos positivos (ainda que falsos) de Paulo Maluf, atrai e encanta o eleitor.

Na verdade, processos inconscientes de comunicação estão sendo usados para sugestionar e influenciar a decisão de quem ouve e vê, ainda que as idéias ali propostas sejam apenas promessas vagas e várias vezes até impossíveis.

Essa é a razão pela qual na maioria das vezes as pessoas se decepcionam com o político que ajudaram a eleger.

Para não sentir-se enganado o eleitor precisa prestar atenção a esses sinais e conhecer ao máximo as propostas de seu candidato.

Mesmo sendo muito utilizada na política, deve-se lembrar que a Neurolinguistica é uma ferramenta incrível ainda em desenvolvimento e é utilizada largamente por pessoas muito bem intencionadas no campo da psicoterapia, medicina, educação e pesquisas neurológicas.

3 comentários:

ADILSON JORGE disse...

É incrível como cada vez mais os políticos arrumam meios de persuadir as pessoas, para o bem ou para o mal.

No caso do Obama, temos que levar em consideração que o povo norteamericano estava carente de um político carismático e que defendesse valores que o antigo presidente, Bush, deixo para trás em nome da "guerra contra o terror".

Fica a lição de que quando falamos de políticos, é melhor sempre ter um pé atrás, no caso do Brasil, talvez os dois.

Abraços
http://ceucaindo.blogspot.com/

Anônimo disse...

As pessoas as vezes não conseguem perceber que os políticos usam de artificios para ganharem sua simpatia, e acabam se deixando levar por eles.
Se todos realmente procurarem o que eles estão propondo e lerem, sem se deixar levar pela Neurolinguistica, talvez o Brasil fosse diferente, com política diferente.

http://pensoelogofalo.zip.net

Dany Psy disse...

É NAda como um bom marqueteiro e uma boa oratória para persuadir as pessoas.

Postar um comentário